Trend's by SCARPIERA

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Dicas de cuidados com a pele

Ai essa matéria eu vi no Vanity Queens e achei tão legal que vou copiar aqui .


A ORDEM DAS COISAS

Vira e mexe alguém pergunta nos comentários o que vem depois do que na hora de se maquiar. Eu resolvi fazer um post contando pra vocês a “ordem correta” das coisas. MAS é bom lembrar que em termos de maquiagem, a ordem é você mesma que cria, experimentando e vendo como você se sente mais confortável. Por experiência própria, eu acho que a ordem correta é a que mais facilita a nossa vida. Vou explicar porquê ao longo desse post.
Começando pela limpeza da pele:
- Limpeza -> com sabonete, gel, ou leite de limpeza com um produto específico para o seu tipo de pele.
- Tonificação -> A tonificação ajuda a remover impurezas que não sairam apenas com a limpeza, e a equilibrar o Ph da pele.
- Hidratação -> Equilibra a quantidade de água na pele limpa.
Caso você use protetor solar e/ou primer, eles vem depois do processo ai de cima, na seguinte ordem:
- Protetor solar -> Deve vir depois do processo acima porque deve ser aplicado sobre a pele limpa e equilibrada para não provocar obstrução nos poros e oleosidade na pele.
- Primer -> Aplicado depois do protetor solar sua ação também será sobre ele. Ou seja: ele irá retirar aquele brilho extra que o protetor solar confere à nossa pele.
Depois da preparação da pele, começamos a maquiagem de fato:
Pele:
- Corretivo (de imperfeições como manchas e espinhas) -> A correção de manchas e espinhas é o primeiro passo da maquiagem, a base terá a função de neutralizar o corretivo, e uniformizar a pele.
- Base ->  A base unifromiza a pele, corrigindo as imperfeições, deixando-a pronta para o resto da maquiagem.
- Pó compacto ou solto -> O pó sela a base e retira o brilho da pele.
- Pó bronzeador (se quiser) -> O pó bronzeador dá um ar bronzeado à pele, por isso ele deve ser aplicado antes dos olhos, ou do blush. Seu efeito deve ser natural, assim como o efeito da base, como se sua pele já estivesse bronzeada.
Olhos:
- Sobrancelha (formato e correção das falhas com sombra ou lápis específico)-> A correção da sobrancelha vem antes para que qualquer excesso possa ser consertado sem atrapalhar a maquiagem já feita no olho. Por exemplo: pó de sombra para sobrancelha caindo em cima do seu olho já prontinho!
- Primer de olhos (se quiser) -> Vem antes da sombra por motivos óbvios, né? É ele quem vai segurá-la ou deixá-la mais viva.
- Sombra -> Vem entre o primer e o delineador pelos motivos que escrevi ai em cima e ai embaixo! hahahaha
- Delineador ou lápis -> Se passarmos o delienador ou lápis antes da sombra, a cor vai ficar apagadinha pelo pó! Também é meio óbvio, mas é bom lembrar.
- Rímel -> O rímel vem por último porque os cílios ficam mais rigidos depois da aplicação, o que dificulta na hora de passar a sombra e o lápis, né? Além do mais, o pó da sombra pode cair por cima do rímel e apagá-lo.
- Corretivo (de olheiras) -> Muita gente pensa que o corretivo vem antes dos olhos, mas na verdade ele vem depois porque existe uma grande probabilidade de que a área das olheiras acabe sendo suja por algum excesso de sombra que caia, ou por borrões provocados pelo rímel. Passando o corretivo depois, não corremos o risco de que esses excessos de outros produtos acabem formando uma massaroca escura misturados com o corretivo, deixando a área ainda mais escura do que estava!
Pele novamente:
- Blush -> O blush vem depois do olhos também pelo fato de que é possível que caiam sobras de sombra sobre a área do blush, complicando nossa vida novamente!
- Iluminador -> O iluminador pode vir depois do blush, mas também pode ser aplicado no fim de toda a maquiagem, quando você observar que partes do seu rosto quer destacar, ou na hora da base, quando for contorná-lo.
Lábios:
- Lápis delinedor de boca -> O delineador de boca ajuda a encontrar o formato mais bonito para o batom. Ele é praticamente indispensável quando usamos uma cor mais escura nos lábios, como vermelho por exemplo, que pede um contorno perfeito. Além disso, ele segura o batom por mais tempo na boca e dentro do contorno, por ser mais firma do que a fórmula do batom.
- Batom -> O batom vem por último por uma razão muito simples, que todo mundo já deve ter percebido na prática: é um saco estar se maquiando e sem querer encostar na boca e borrar tudo, a mão, o rosto e a boca! Colocar o batom por último evita esse tipo de incidente)
Agora, tem gente que prefere fazer o olho antes, e depois a pele, e eu não vejo problema nenhum. Particularmente prefiro fazer a pele antes, porque acho que nada parece bom antes de deixar minha pele impecável. Ver o resultado da pele é fundamental para avaliar o que os meus olhos vão precisar. Mas novamente, isso sou eu.
Toda essa ordem que expliquei ai em cima, como vocês deve ter podido perceber, só é feita desse jeito porque faz sentido. Eu aprendi essa ordem durante o meu curso de maquiagem profissional, e eu acho que deve ter sido experimentada repetidas vezes para ser determinada assim. O que eu quero dizer é que: ninguém inventou uma ordem para encher o nosso saco e fazer a gente se maquiar desse jeito, mas sim para FACILITAR NOSSA VIDA!
É claro que tem dia que eu passo o corretivo antes de fazer os olhos. Mas posso falar? Depois que eu aprendi essa ordem, SEMPRE que eu faço isso, eu me arrependo! hahahaha! Porque acabo borrando todo o rímel!
Beijos!

Nenhum comentário: